ARCO COMPOSTO

Este é o acesso de número:
Home
Resultados
Field / 3D
Indoor
Outdoor
Glossário
História
Tipos de Arcos
Calendário
Venda de Alvos
Classificados
Voltar
Utilitários
Pesquisa personalizada

Desde a década de 60, pesquisadores buscavam desenvolver arcos mais potentes e compactos. Foi quando surgiu o arco composto.

Utilizava basicamente uma empunhadura como a do arco recurvo, porém com lâminas mais curtas e que tinham polias fixadas na extremidade de cada lâmina. Destas polias partiam cabos de aço até a extremidade oposta do arco de forma que ao se puxar a corda, estes cabos se enrolavam nas polias e ajudavam a reduzir a força usada para retesar o arco.

Vários modelos de arcos compostos apareceram desde então, inclusive arcos bastante extravagantes que utilizavam até seis polias. Outros tinham aparência de arco recurvo e suas polias estavam localizadas junto à empunhadura.

Mas uma coisa era certa. O arco composto conquistou seus adeptos e hoje é considerado a mais mortal as armas brancas e também o mais preciso lançador de projéteis por ação de mola.

Arco Recurvo
Tipos de Arcos
Acessórios

Polias podem ser fabricadas em diversos formatos

Cabos e corda são presos às polias para diminuir a força exercida pelo arqueiro

Arcos Compostos modernos.

À equerda um arco de competição. À direita, arco de caça totalmente equipado.

Durante a puxada da corda, o esforço necessário para a abertura de um arco composto pode ser traduzido em um gráfico com o mostrado ao lado. Neste pode-se notar diferentes curvas de esforço para cada tipo de polias disponíveis no mercado.

 

Logo ao início da puxada percebe-se um aumento súbito da potência. A potência se mantém ao máximo durante boa parte da puxada, que é chamada de "potência de pico". Ao final da puxada a potência cai bruscamente. A esta parte do gráfico dá-se o nome de "vale da puxada", onde a redução de potência pode chegar a até 80% da "potência de pico", dependendo do formato das polias.

 

Devido também ao formato das polias, fica impossível puxar a corda do arco além do "vale da puxada".